Vantagens da acupuntura em animais idosos

vantagens da acupuntura em animais idosos

Infelizmente os nossos cães não vivem para sempre, eles envelhecem, porém há vários cuidados que podemos ter e que ajudam muito essa fase do nosso companheiro. O mais importante é lembrar que agora ele depende de seu dono, e não merece ser esquecido no fundo do quintal.

A idade média de vida dos cães varia de acordo com vários fatores, um dos mais importantes é o porte do seu cão. Cães de porte grande têm uma tendência natural a viver menos tempo que cães de pequeno porte.

A qualidade de vida também é um elemento importante, são vários problemas que podem ocorrer nessa fase, por isso é necessário um acompanhamento veterinário para cuidados especiais e intensivos para o seu cão.

Com o avançar dos anos eles tendem a diminuir seu ritmo, suas atividades físicas e passamos a achar que é normal que eles fiquem dormindo pelos cantos da casa e do quintal. Porém esse é um dos sintomas da artrite não diagnosticada, por exemplo.

A artrite pode atingir cães idosos na coluna vertebral, ombros, joelhos e outras articulações. Há diversos tratamentos e remédios, porém a acupuntura e tratamentos alternativos, como homeopatia, são boas indicações para aliviar a dor do seu cachorro e buscar equilibrar a sua saúde, oferecendo uma velhice tranquila.

A acupuntura chinesa acredita que cada animal ou ser vivo nasce com uma determinada energia e que, ao longo da vida, vai perdendo essa energia vital e desequilibrando seu corpo, o que afeta a sua saúde.

Os pontos de acupuntura mexem com essas energias, reestabelecendo o individuo como um todo. A acupuntura pode ser aplicada para diversas doenças, como: problemas ortopédicos,  problemas renais, dores no geral, problemas de fígado, de coração, de pele e até distúrbios comportamentais.

Dentre as diversas vantagens da acupuntura, podemos destacar essa: bons efeitos no tratamentos sem efeitos colaterais. O tempo que o animal  começa a responder depende do seu estado e da sequência no tratamento. O ideal é que as sessões aconteçam pelo menos uma vez por semana. A duração de cada sessão varia entre 30 minutos.

Além da colocação das agulhas, tem outros tratamentos que também funcionam bem em animais com mais idade, como laserpuntura, moxas, cromopuntura, magneto, ozonioterapia, eletroterapia, que poderão estimular os mesmo pontos de acupuntura ou simplesmente retirar a dor local.

Importante lembrar que você é responsável pelo seu cão. Dê a ele e o acompanhe numa terceira idade digna do melhor amigo que você teve na sua vida.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *