Cuidados especiais para cães idosos

cuidados especiais para cães idosos

Há várias doenças que acometem cães idosos como: insuficiência renal crônica, insuficiência hepática, diabetes, insuficiência cardíaca e câncer.

Os diagnósticos pode ser meio de exames de sangue, exames urina, radiografias, eletrocardiogramas, entre outros. É importante passar por consultas peridiódicas, no caso de cães com mais idade, pois se as doenças forem diagnosticadas precocemente o tratamento tende a ser mais eficaz.

Com a idade a massa muscular diminui e o seu metabolismo torna-se basal. Estudos recentes apontam que é necessário ajustar as proteínas na dieta de cães mais velhos, para preservar a sua massa muscular, mas sem sobrecarregar o fígado e rins.

A obesidade também é um problema comum, que pode e deve ser controlada a partir de uma dieta específica. Os donos devem ficar atentos também a saúde bucal.

Com a idade, o tártaro dentário tende a acumular-se entre os dentes e as gengivas causando a periodontite, mau-hálito e em casos mais graves, queda progressiva dos dentes.

Para prevenção destes problemas, a visita ao veterinário é a melhor opção, a fim de fazer uma avaliação geral do cão e promover a limpeza do tártaro. A castração precoce também beneficia tanto machos quanto fêmeas, reduzindo a incidência dos tumores relacionados aos órgãos reprodutivos (mamas, próstata e ovário).

A adição de anti-oxidantes, (presentes nas vitaminas A, E e C) combate o envelhecimento, protegendo as células contra os radicais livres.   Com o passar do tempo a visão e a audição pioram, recomenda-se evitar mudanças radicais do mobiliário, hábitos e horários.

O animal adapta-se perfeitamente a mudanças graduais, mas se forem súbitas, podem causar um profundo stress e aumentar o risco de doenças.   É necessário entender que é um processo natural o fato de seu animar envelhecer, e assim colaborar para que se possa promover a melhor qualidade de vida ao cão mais velhinho.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *