Cuidados com cães idosos

cuidados com cães idosos

Apesar dos cães nos acompanharem por vários anos durante a vida, a realidade é que eles, no geral, envelhecem antes de seus donos. Para que passemos por essa fase de forma tranquila alguns cuidados especiais são necessários!

A Flor de Lótus Acupuntura Veterinária pode ajudar com algumas dicas e cuidados especiais para o cão velhinho.

Um dos pontos mais importantes para garantirmos a saúde do baixinho peludo até a melhor idade é a qualidade da alimentação. Boas rações, uma alimentação natural balanceada e o aconselhamento veterinário são a melhor saída. Outros pontos importantes são: o exercício físico constante e regrado, a manutenção do peso e as consultas regulares em seu veterinário clínico de confiança.

Os cães, em geral, começam a envelhecer entre os 8 e 9  anos, mas aqueles de raças gigantes são considerados idosos aos 7 a 8 anos de vida. Já em termos de expectativa de vida, no geral, atualmente, eles estão ultrapassando os 15 anos facilmente.

Os animais idosos geralmente ficam menos ativos, tendem a perder musculatura e ganhar gordura, tornando-se mais letárgicos, e ficando mais propensos aos problemas de coluna e demais articulações. Sendo assim, é interessante buscar atividades específicas que os estimulem, respeitando sempre os limites da sua condição corpórea. A fisioterapia e acupuntura também são altamente aconselhadas nessa fase da vida!

Pensar no conforto do animal idoso é bastante importante. Evite deixar a cama do seu cão perto de locais úmidos, com muito sol ou vento, ou muito frios. É importante que o “cantinho” dele seja de fácil acesso e muito aconchegante, pelas próprias questões de mobilidade que chegam com a idade…

É recomendado visitar o veterinário regularmente!

A medida que seu cão vai ficando mais velho, levá-lo ao veterinário, anualmente ou a cada seis meses, é cada vez mais importante. É natural que um organismo com mais idade comece a apresentar alterações e o quanto antes agirmos melhor!

 

Tenha uma ótima semana!

 

Compartilhe

Posts recomendados

Comments

  1. Aqui um vídeo que fizemos com o que a Shelly nos ensinou (Springer Spaniel de 16 anos). Divulgamos para ajudar outras pessoas a melhorar a qualidade de vida de nossos irmãos velhinhos e muito fofos… https://youtu.be/0h-Q1Qprko0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *