Conheça o mundo dos gatos domésticos

conheça o mundo dos gatos domésticos

Escolher um gato para ser seu companheiro de quatro patas não pode ser só por beleza ou fofura, quem deseja ter um gatinho deve ter consciência de alguns cuidados necessários para a saúde e bem-estar do animal.

Os gatos têm a habilidade de saltar de lugares altos e cair sem se machucar (na maior parte das vezes…), por isso devemos manter as janelas teladas, (principalmente em apartamentos e sobrados).

Os felinos são muito sensíveis a diversas substâncias, portanto a sua alimentação deve ser regrada. Não podemos deixar que eles comam qualquer coisa, ou até mesmo dar a eles qualquer medicamento, sem que seja levada em consideração a opinião do médico veterinário. Para realizar qualquer alteração na alimentação dos felinos, deve ser feito um processo gradativo e sob orientação, para que tudo corra bem.

Os gatos são muito higiênicos, e assim como os cães, pássaros e outros animais são indicados para crianças, sob supervisão de adultos, pois cuidar de um animal desenvolve um senso de responsabilidade e afetividade. Mas alguns cuidados devem ser tomados, pois os gatos usam as unhas e mordem como forma de defesa, e as vezes só por brincadeira.

Apesar de exceções, os gatos em geral gostam de ficar nas ruas, e não gostam de ficar trancados em casa, nem serem agarradas ou carregados no colo. Mas, ao ficarem soltos nas ruas, infelizmente ficam expostos a muitos casos de envenenamentos, brigas, atropelamentos e acabam se infestando com pulgas e carrapatos. Portanto, ao deixar seu bichano livre pense em todas as consequências desse ato.

O local onde é depositada a comida e a água do gato deve estar sempre limpo. Assim como os humanos, os gatos têm paladar diferente entre eles, ou seja, se um gato adora determinado alimento, não significa que todos os outros vão gostar. Por isso é importante descobrir qual é o alimento que eles mais gostam. Isso deve ser feito com cuidado, e sob supervisão veterinária. O ambiente onde o gato fica também influencia na alimentação do animal.

O felino doméstico, na maioria das vezes, precisa de um local para fazer suas necessidades. Utiliza-se normalmente uma caixa de areia (areia essa adequada para tal função) dentro de casa e de fácil acesso. Recomenda-se o uso de, no mínimo, uma caixa para cada gato em casa, ou seja, se você tem dois gatos precisa de duas caixas de areia. A limpeza das caixas deve ser diária e a troca total da areia deve ocorrer em curtos períodos de tempo, de acordo com cada fabricante.

Eles também têm a necessidade de afiar suas unhas diariamente, portanto, para o bem de todos, e do seu sofá, vale a pena investir num bom afiador como item indispensável.

E, por último, mas não menos importante! Devemos escovar os bichanos diariamente, pois eles sofrem troca de pelos ao longo de todo o ano. Escova-los torna a convivência doméstica mais fácil e agradável, pois existirá menor quantidade de pelos soltos no ambiente, assim como mais saudável, pois ao se lamber eles engolirão menos pelos.

Até a próxima! Uma ótima semana!

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *