Cães e seu controle em multidões

cães e seu controle em multidões

Alguma vez você já quis levar o seu cão para uma feira de rua, mercado de sábado, desfile, ou uma exposição de animais de estimação, mas não teve coragem porque tem medo de controlar o seu cão em grandes multidões? Ou, você levou o seu cão para um desses eventos e, em seguida, teve que sair porque você simplesmente não foi capaz de controlá-lo?

Não se preocupe, você não está sozinho. Manusear um cão em uma multidão pode ser uma situação difícil e estressante. Há uma série de perigos dentro da própria multidão – pessoas pisando em seu cão, tropeçando neles, outros cães que podem ou não ser amigáveis, crianças correndo para cima e agarrando seu cão por trás ou pelos ouvidos – sem falar do seu cão tendo reações a todas as pessoas, cheiros e estímulos ao seu redor.

As seguintes e simples dicas devem aliviar o stress e ajudá-lo a controlar melhor o seu cão:

 

  1. Começar cedo. Se você já tem um filhote, não há tempo melhor que o agora para treina-lo. Exponha ele ao maior número de pontos turísticos, cheiros, sons, cães e pessoas que você puder. Quanto mais você dessensibilizá-lo enquanto ele for jovem, mais fácil será para controlá-lo em uma multidão quando ele ficar mais velho.
  2.  Conheça os limites do seu cão. Independente se seu cão é jovem ou velho, as chances de que ele tenha medo de alguma coisa são grandes. Em casa, com a ajuda de amigos, seus filhos e demais cães, veja quais situações fazem seu cão ficar desconfortável. É melhor descobrir em casa, com amigos, que o seu cão pode assustar quando tocado por trás, por exemplo, do que se isso acontecer com um estranho na rua. Depois de saber quais são seus traumas e medos, você pode trabalhar com um treinador para superar esses e, nesse meio tempo, você saberá o que evitar quando estiverem em uma multidão.
  3. Evite uma estimulação exagerada. Se o seu cão não é acostumado a ir em grandes multidões, comece por ir a eventos menores, com menos emoções e menos distrações, para que cada experiência seja positiva. Uma má experiência, e seu cão pode desenvolver um medo de multidões.
  4. Mantenha o seu cão perto de você. A pior coisa que você pode fazer é ter o seu cão na coleira Flex (aquela que permite que ele vá longe) em uma grande multidão (na verdade, Cesar desencoraja o uso de qualquer tipo de ligação flexível, exceto especificamente durante o treinamento rastreador. Se você não sabe o que é isso, então você nunca deve usar uma flex). Quanto mais próximo o seu cão estiver de você, mais controle você terá sobre ele e tudo o que está ao seu redor. Não é só para a segurança do seu cão – a coleira é um grande perigo de tropeço para alguém andando por entre a multidão, e coleiras Flex são difíceis de ver, mesmo nas proximidades.
  5. Deitar. Nada é melhor do que o comando deitar. Um cão que tem um comando sólido de deitar será um cão mais fácil de controlar em uma multidão, porque ele estará bem do seu lado em todos os momentos. Comece com caminhadas curtas e gradualmente construa a distância enquanto seu cão aprende o comando.
  6. Ensine Foco. Antes de entrar em qualquer tipo de situação de multidão, seu cão deve ter uma palavra de comando que significa se concentrar em você. Um dos mais comuns é “junto comigo”, no qual o cão é ensinado a olhar para você quando você diz isso. Este é um grande comando para recuperar o foco do seu cão em situações de distração. Certifique-se de construir o comando com distrações lentamente crescentes e estímulos para garantir o sucesso.
  7. Fique atento. Uma das coisas mais importantes sobre como controlar o seu cão em uma multidão não é sobre o cão e sim sobre você. É sobre você projetando calma, energia assertiva, em seguida, ser um proprietário diligente assistindo seu cão e aquilo que está acontecendo ao seu redor. Todos nós já vimos o cenário do proprietário que está ocupado conversando com alguém, enquanto seu cão, geralmente em uma coleira longa,  está importunando uma pessoa, entrando em uma briga com outro cão, ou comendo algo que pode ser perigoso. Este é o tipo de situação que pode ser facilmente evitada, mantendo seus olhos sobre o seu cão, enquanto fala com outras pessoas ou atende o celular. E se acharem que você está sendo rude, apenas explique-lhes a razão. Eles devem elogiá-lo por ser um bom dono.

 

Conte-nos seus sucessos e lutas para controlar o seu cão em uma multidão!

 

Uma ótima semana!

 

Fonte: http://www.cesarsway.com/

Por Kristina N Lotz, retirado do site: http://www.cesarsway.com

Adaptado e traduzido por: Carolinne Torres S. Dias

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *