Benefícios da castração de cães e gatos

benefícios da castração de cães e gatos

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país tem aproximadamente, cerca de 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos. Devido aos avanços da medicina veterinária, os animais vivem cada vez mais e melhor.

Com isso as discussões sobre as vantagens da castração são cada vez mais comuns. A cirurgia é segura e deve ser realizada no primeiro ano de vida do animal. Além de prevenir a procriação dos animais, ajuda a combater doenças comuns na velhice.

Para as fêmeas indica-se realizar o procedimento antes do primeiro cio. A cirurgia é simples e segura. Nos machos, a remoção dos testículos por uma pequena incisão não leva mais do que quinze minutos. Nas fêmeas, a remoção do útero e ovários demora entre trinta e quarenta minutos

O procedimento também diminui a agressividade, pois deixam de produzir o testosterona, um dos fatores de comportamento agressivo no animal. Assim, a castração ajuda a prevenir brigas com outros animais da casa e diminui o instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos para marcar território.

A castração evita doenças graves que podem levar à morte. Em muitos casos, o único tratamento é uma cirurgia agressiva e arriscada para o animal idoso. A cirurgia para remoção de tumores de mama e próstata, que acometem fêmeas e machos de cães e gatos não castrados, também traz risco ao animal, principalmente aos idosos.

 

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *