As ações dos gatos e dos cães

Quando cuidamos e vivemos com um animal de estimação, temos o costume de achar que sabemos o que eles querem quando deitam de barriga para cima ou quando, no caso dos gatos, se esfregam nas pernas dos donos. Mas nem sempre é o que imaginamos. Cada posição significa alguma coisa que acabamos não entendendo muito bem por achar que significa somente raiva ou afeto pelo dono.

No caso dos gatos:

Esfregar-se

Quando o gato se esfrega no dono, ele não quer demonstrar somente carinho, mas quer também marcar território e deixar o seu cheiro no dono, e com isso ele se sente mais protegido.

Ronronar

O som de “ron-ron” que o gato emite quando está sendo acariciado significa prazer e tranquilidade, mas também pode significar dor ou incômodo quando ele não está recebendo carinho.

Balançar a cauda

Quando o bichano balança a cauda significa que ele está atento com alguma coisa ou está se sentindo incomodado. Quando ele fica com a cauda muito agitada, significa que está irritado e preparado para atacar.

No caso dos cachorros:

Deitar na cama

Quando um cachorro deita na cama do dono, não significa somente carinho. Ele quer marcar o local com o cheiro dele. Esse comportamento é mais comum em animais dominantes dentro de uma casa. Muitas vezes eles podem até urinar na cama para marcar o território.

Lambidas

As lambidas são somente um pedido de atenção. Pode não ser muito legal para o dono, mas para o cachorro é muito importante. Quando o cão é considerado como “líder” da casa, ele acaba lambendo o dono, dando mordidas fracas e as vezes mordidas fortes para chamar a atenção.

Abanar o rabo

Quando o cão abana o rabo de maneira leve e com a cauda baixa e flexivel, significa que ele está satisfeito. Mas quando ele está com o corpo eriçado, com a cauda balançando de maneira muito agitada e olhando fixamente para uma determinada coisa, significa irritação e disposição para atacar.

É importante ficar de olho nesses sinais para entender melhor o seu animal, pois muitas vezes entendemos as ações de maneira errada e podemos não tomar as decisões certas em determinados casos!

Visite o nosso site
Visite o nosso Facebook

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *