Alimentos tóxicos para cães e gatos

alimentos tóxicos para cães e gatos

Animais de estimação, como cães e gatos, são quase parte da família. Apesar de serem queridos, não podemos partilhar tudo com eles, principalmente no que diz respeito à certos tipos de alimento.

Temos de prestar muita atenção ao que lhes damos de comida pois eles não sabem distinguir o que é benéfico do que não é benéfico à eles. Muitas vezes, o que é natural e inofensivo para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles, pois os seus organismos e processos de digestão são diferentes dos nossos.

Sem a devida atenção à alimentação, podemos estar intoxicando e prejudicando nossos animais de estimação sem nem saber. Devemos identificar e eliminar todos os alimentos tóxicos do alcance dos nossos cães e gatos.

Entre os alimentos que o seu animal de estimação nunca deve consumir, estão: chocolate, café, álcool, uvas, ossos, carnes cruas, leite, abacate, pão e diversos produtos industrializados.

O chocolate, por exemplo, possui uma substância chamada teobromina, que pode provocar nervosismo, excitação, diarreia, vômitos, paragens cardíacas e convulsões. Existem biscoitos próprios que não prejudicam a saúde dos animais, e que podem ser dado como “sobremesa” de vez em quando.

Carnes cruas podem conter bactérias como a Salmonella e a E. Coli, que são muito perigosas para a saúde do seu animal de estimação. A ingestão de ovos crus pode também induzir a problemas de pele e queda de pelo.

Os ossos podem fazer com que eles se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno. Se pretender dar um osso ao seu cão é possível comprar um osso fabricado especialmente para eles, disponível em qualquer loja de animais.

Leite é outro alimento que temos costume de dar, mas que na verdade não fazem bem. Animais devem ingerir leite apenas quando filhotes. Quando adultos, a ingestão deste pode provocar diarréia, problemas digestivos e pedras nos rins.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *