A importância de adestrar seu cachorro ainda filhote

importância de adestrar seu cachorro ainda filhote

Ao contrário do que se diz, a melhor fase para o adestramento de cães é quando eles ainda são filhotes e tem maior capacidade de absorver informações. Os seus primeiros meses de vida são os melhores e o mais importante período do aprendizado, pois o seu cérebro está mais preparado para se desenvolver.

Deve-se estar atento ao que ensinamos ou deixamos de ensinar. Não é aconselhável esperar o cão crescer para começar a lhe ensinar o bom comportamento. As táticas e truques que ajudam no adestramento também funcionam melhor nessa fase devido a uma série de fatores.

Por exemplo, o  filhote costuma ser mais guloso que o adulto, o que facilita o adestramento por reforço positivo, recompensando-o com a própria ração ou com petiscos. Associando assim a obediência com coisas boas, incentivando os comportamentos desejados e a obediência a comandos. Em geral, bastam alguns minutos para ensinar o comando a um filhote, enquanto que, com um cão adulto, esse mesmo ensinamento pode levar horas.

A dominância e a agressividade também é algo a ser entendido e acertado enquanto o animal ainda é filhote. Embora o filhote possa ser mais ou menos dominante, raramente deixa de nos obedecer em troca de algum brinquedo ou comida. Muitos cães adultos recusam a recompensa para não demonstrar submissão ou para testar a liderança.

Cães que aprendem cedo a obedecer e a respeitar limites, dificilmente se tornam agressivos com seus donos quando contrariados. A melhor maneira de lidar é sempre mostrar firmeza nos limites impostos e recompensar a obediência a comandos, o que fica mais fácil quando se pode usar limites e comandos já ensinados na infância.

É normal que os animais testem os limites através da agressividade, por isso é necessário recompensa-los quando agem corretamente. E isso é muito mais fácil de corrigir e acertar enquanto ele ainda é pequeno e não é realmente perigoso e amedrontador.

Um cão adestrado e educado, que saiba entender e obedecer a comandos interage melhor com as pessoas de forma em geral, resultando em uma comunicação e relação saudável com os seus donos, sua família e outros animais também.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Comments

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Ola. Obrigado.Eu realmente aprendi muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *